Eu sei que todos passamos recentemente pela Páscoa cheia de doces, amêndoas e um sem fim de diferentes tipos de chocolate. Mas a maior parte das vezes acabamos por não comer tudo e sempre fica a sobrar um bom pedaço daquele pão-de-ló muito especial.
Pois, é exactamente aí que quero chegar...o que fazer com os restos desse pão-de-ló?
No meu caso usei um bolo típico Italiano da Páscoa: Colomba Pascale, mas podem usar Pão-de-ló, croissants, fatias de bolos simples e ainda adicionar restos de amêndoas, nozes, uvas passas e até mesmo frutas cristalizadas.
Colomba Pascale é um pão doce, muito parecido em textura com o Panettone mas com um sabor mais intenso a amêndoas e laranja. Diz a historia que um dia, e durante a invasão de uma pequena localidade da Lombardia, no Norte de Italia um confeiteiro decidiu fazer um pão doce em forma de pomba da paz para ofertar ao invasor e assim evitar a invasão da sua aldeia.
Aqui vos deixo a minha sugestão:
250g a 300g de Pão-de-ló, Colomba Pascale, Panetonne, Croissants, etc.
Nozes qb (opcional)
Amendoas qb (opcional)
Passas qb (opcional)
Frutas cristalizadas partidas aos cubos qb (opcional)
50g de manteiga amolecida
2 Ovos
125ml de natas
220ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha.
2 colheres de sopa de açucar
Açucar em pó para polvilhar.
Pré- aqueça o forno a 170C. Unte um prato fundo de ir ao forno com manteiga.
Disponha fatias de Pão-de-ló (ou uma das outras opções) na travessa em camadas. Com o resto da manteiga que sobrou de untar a travessa, faça pequenas nozes de manteiga e disponha sobre as fatias de pão-de-ló.
Polvinhe as fatias com as nozes, amendoas, frutas cristalizadas (se for o caso).
Num recipiente misture o leite, as natas, os ovos, o açucar, e a baunilha. Deite este preparado sobre as fatias de Pão-de-ló e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até as fatias estarem douradas.
Deixe arrefecer e polvilhe com açucar em pó.
Miguel Mesquita