Avançar para o conteúdo principal

Bread Pudding




Eu sei que todos passamos recentemente pela Páscoa cheia de doces, amêndoas e um sem fim de diferentes tipos de chocolate. Mas a maior parte das vezes acabamos por não comer tudo e sempre fica a sobrar um bom pedaço daquele pão-de-ló muito especial.

Pois, é exactamente aí que quero chegar...o que fazer com os restos desse pão-de-ló?

No meu caso usei um bolo típico Italiano da Páscoa: Colomba Pascale, mas podem usar Pão-de-ló, croissants, fatias de bolos simples e ainda adicionar restos de amêndoas, nozes, uvas passas e até mesmo frutas cristalizadas.







Colomba Pascale é um pão doce, muito parecido em textura com o Panettone mas com um sabor mais intenso a amêndoas e laranja. Diz a historia que um dia, e durante a invasão de uma pequena localidade da Lombardia, no Norte de Italia um confeiteiro decidiu fazer um pão doce em forma de pomba da paz para ofertar ao invasor e assim evitar a invasão da sua aldeia.












Aqui vos deixo a minha sugestão:

250g a 300g de Pão-de-ló, Colomba Pascale, Panetonne, Croissants, etc.
Nozes qb (opcional)
Amendoas qb (opcional)
Passas qb (opcional)
Frutas cristalizadas partidas aos cubos qb (opcional)
50g de manteiga amolecida
2 Ovos
125ml de natas
220ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha.
2 colheres de sopa de açucar
Açucar em pó para polvilhar.

Pré- aqueça o forno a 170C. Unte um prato fundo de ir ao forno com manteiga.
Disponha fatias de Pão-de-ló (ou uma das outras opções) na travessa em camadas. Com o resto da manteiga que sobrou de untar a travessa, faça pequenas nozes de manteiga e disponha sobre as fatias de pão-de-ló.
Polvinhe as fatias com as nozes, amendoas, frutas cristalizadas (se for o caso).
Num recipiente misture o leite, as natas, os ovos, o açucar, e a baunilha. Deite este preparado sobre as fatias de Pão-de-ló e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até as fatias estarem douradas.

Deixe arrefecer e polvilhe com açucar em pó.





Miguel Mesquita

Mensagens populares deste blogue

Estamos de volta! A Academia Time Out está de volta com novos workshops e novas regras. Consultem a nossa agenda em @academiatimeout. 🍴Cumpra as regras de higiene respiratória. É obrigatório a higienização das mãos à entrada da Academia, assim como o uso de máscara no interior. 🍴A Academia Time Out tem agora uma lotação de 12 lugares 🍴Cumpra as regras de distanciamento (1 bancada para cada duas pessoas). 🍴Os bilhetes são duplos – pessoas que coabitam para partilha de bancada. 🍴Excepcionalmente e, enquanto durarem as limitações de horário em Lisboa, a Academia Time Out encerra as suas actividades às 20.00 . @academiatimeout @timeoutmarketlisboa @timeoutlisboa . #miguelmesquita #cookingclasses #cookingschool #receitas #recipes #food #foodie #foodporn #instafood #chef #chefslife #foodblogger #chefstalk #foodstagram #foodlover #cooking #instagood #delicious #foodphotography #chefsroll #foodgasm #chefsofinstagram #foodies #cook #foodieapp

via Instagram

LOMBINHO DE PORCO COM UVAS E SABA

Este foi o prato que apresentei no MasterChef na passagem para o Top30. Saba é o resultado da cozedura e redução do mosto de uvas. Queria usar Saba, um ingrediente que provei e encontrei numa viagem que fiz a Itália. Provei pela primeira vez Saba numa sobremesa que apesar de muito simples tinha um sabor muito diferente e original. Irei colocar essareceita aqui em breve. Ingredientes: 1 lombinho de Porco 3 chalotas 200ml de caldo de galinha 150ml de Saba 50ml de Vinho branco seco 1 colher de sopa de manteiga 1 raminho de alecrim e tomilho 10 a 15 uvas sem grainhas Sal e pimenta qd Micro legumes ou salada para decorar, Para temperar o lombinho, dispor no fundo de um tabuleiro, sal, tomilho, alecrim e pimenta. Untar o lombinho com um pouco de azeite e rolar o lombinho nas ervas até estar bem temperado. Introduzir um termômetro no centro da carne e levar ao forno até a carne atingir 63C. Saltear as uvas num pouco de azeite até estarem ligeiramente douradas mas não deixar perder a rigidez, ...

Cheesecake de Ananás

Este ano, para a Páscoa, uma das minhas sugestões para sobremesa é este delicioso cheesecake de Ananás #ferbar. Tão fácil de fazer e muito saboroso. Quem está pronto para o desafio da #Ferbar? Desafio-vos a partilhar a vossa Chef Pose e as fotos das vossas deliciosas sobremesas. Aceitam? Ingredientes: 200g de bolachas de aveia 75g de manteiga derretida 225g de queijo creme 1/2 Lata de ananás Ferbar (reservar o sumo) 50g + 200g de açúcar 1 iogurte grego 4 folhas de gelatina Preparação: Triture as bolachas, junte a manteiga derretida e misture. Forre o fundo de uma forma de fundo amovível com a mistura. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos. Depois escorra-a e derrota-a no microondas. Num liquidificador junte metade da lata de ananás ferbar, 50g de açúcar, queijo creme, iogurte grego e a gelatina derretida. Triture tudo muito bem até obter um creme. Disponha o creme sobre a bolachas trituradas e leve ao frio até solidificar. En...